sexta-feira, 14 de outubro de 2005

Tão tristes que eles estão

O mal-estar entre o PSD e o CDS, na sequência das eleições autárquicas, está a subir de tom. Os democratas-cristãos ficaram irritados com o discurso de vitória do líder social-democrata na noite de domingo, onde Luís Marques Mendes omitiu por completo o contributo do CDS/PP, parceiro de coligação do PSD em 60 concelhos do País. A situação agravou-se ainda mais com uma intervenção do secretário-geral social-democrata na Assembleia da República, onde num discurso de cinco páginas proferido na sessão plenária de quarta-feira, Miguel Macedo sublinhou que o PSD "venceu de forma clara e inequívoca o sufrágio eleitoral", sem fazer a mínima alusão às coligações feitas com o CDS.
Isto já era de prever e eu já tinha chamado a atenção para o namoro que o PSD estava a fazer à CDU na noite eleitoral, facto que se veio a confirmar com o líder da distrital laranja, António Preto, a desmultiplicar-se em reuniões com os autarcas da CDU eleitos.
É fácil de perceber tudo isto (se assistiram ao "Debate da Nação" ontem na RTP1 não é preciso explicar mais nada que Dias Loureiro e António Filipe disseram tudo): o CDS/PP, a troco de meia dúzia de lugares elegíveis, já está sob o domínio do PSD, mas mesmo assim e apesar da vitória estrondosa(!?) não chega, são necessários os autarcas da CDU, para o domínio ser completo. Oferecem-se uns lugares de vereador e pronto fica tudo conjugado para assaltar o poder na sua plenitude.
O PP que se cuide, pois estas foram o balão de ensaio de Marques Mendes e como ele acha que o eleitorado já está de novo casado com o PSD, para as próximas concorre sozinho e aniquila o PP de vez. Ribeiro e Castro tem muito ainda que "palmilhar".

O Nobel

Nascido em 1930, Harold Pinter começou por ser actor (com o nome David Baron) e em 1957 escreveu a sua primeira peça, The Room. Autor fundamental do teatro contemporâneo, encenou e representou em algumas das suas mais de trinta peças, que foram traduzidas e encenadas por todo o mundo. Escreveu também para rádio, televisão e cinema, onde é difícil esquecer a colaboração com Joseph Losey. Recebeu já diversos prémios e distinções: recentemente, o título de Companion of Honour da Rainha e foi agora galardoado com o Prémio Nobel da Literatura 2005.
Não é só Harold Pinter o galardoado, foi igualmente o teatro essa arte que muitos teimam em considerar menor dentro do espectro literário

Foto de Matthew Andrews

Sem comentários:

estava a minha alma posta em sossego, quando fui confrontado com a decisão do Tribunal da Relação face ao recurso interposto pelo Ministério...