sexta-feira, 13 de janeiro de 2006

E agora?

Estava o país posto em sossego, assistindo à campanha para as eleições presidenciais, quando Jorge Van Krieken decidiu dar uma espreitadela ao "envelope 9" do processo Casa Pia. Foi como se tivesse aberto a "Caixa de Pandora".
Dentro desse envelope existem, nada mais nada menos, que 5 disquetes onde se encontram registos de chamadas telefónicas efectuadas a partir, nalguns casos, de números confidenciais. Jorge Sampaio, Mário Soares, António Almeida Santos, Cardoso da Costa, Aragão Seia, Nascimento Rodrigues, Souto Moura, entre outros, são algumas das pessoas escutadas.
Primeiro quem é que pediu tal listagem? Mais, quem é que tem o registo de todos números confidenciais dos titulares de órgãos públicos? E porquê estes números e não outros?
Mas se as questões anteriores são graves, mais grave é que - e a ser verdade a notícia - o período a que se refere a listagem de telefonemas é de Dezembro de 2001 a Maio de 2002. Ora o processo Casa Pia só saiu para a ribalta na SIC e no "Expresso" em Novembro de 2002, ou seja 6 meses depois de terminadas as escutas. Sendo assim, qual o móbil das escutas?
É mais um caso nebuloso a pairar sobre a Procuradoria e sobre o Procurador.
Se os casos anteriores eram graves, este assume foros de loucura.
Não basta ao Procurador ordenar um inquérito, até porque ninguém sabe quais são os resultados dos anteriores inquéritos, é preciso que o Procurador venha explicar aos portugueses esta "salada russa" e já agora no fim dessa comunicação e em directo, tenha a coragem de se demitir.
O que está em causa são valores fundamentais consagrados na Constituição. Violar esses valores é colocar em causa o próprio regime democrático.

E ainda

Ainda não ouvi uma palavra sobre esta matéria por parte do presidente do sindicado dos magistrados do Ministério Público, António Cluny, nem da Associação Sindical dos Juízes, Baptista Coelho. Porque será?

Avante com a investigação

E já que falamos em investigação desafio quer o Ministério da Justiça, quer a Direcção da Polícia Judiciária a tornarem publico o orçamento para a Polícia Judiciária.
Esta polícia sempre foi vista pela população como sendo um valor muito acrescido na luta contra a criminalidade.
Ora, esta conflitualidade entre o Ministério e o Sindicato podem por em causa essa mesma luta. Por isso é essencial que o povo português saiba toda a verdade. Ficarmos no campo das suspeições e dos ataques não é benéfico e muito menos esclarece

2 comentários:

Anónimo disse...

FALAM EM CRISE DA DEMOCRACIA?

QUAL CRISE, A DEMOCRACIA ESTÁ EM " COMA " PROFUNDO

"SEM PALAVRAS"
http://latf.blogs.sapo.pt

Anónimo disse...

Bom....o Cluny já apareceu, envergonhado é certo, mas fazendo o seu papel... pouco convincente. Quanto ao orçamento da P J, é mais dificil veres satisfeita a tua pretensão, porque valores mais "secretos" se levantam. A.H.

o governo tem um novo modelo para demitir os dirigentes nomeados anteriormente: a exigência de relatórios em tempo não exequível. primeiro f...