quarta-feira, 21 de março de 2007

Hoje é o dia mundial de muita coisa.
OMS - Dia Mundial do Sono
UNICEF - Dia Mundial da Infância
ONU:
Dia Internacional Contra a Discriminação Racial
Dia Mundial da Floresta (Dia Mundial da Árvore), começa a Primavera
UNESCO:
Dia Mundial da Poesia
Dia Universal do Teatro

Dia Internacional da Língua Materna.

Hoje celebra-se, entre outros, o Dia Mundial da Poesia, instituído na 30ª Conferência Geral da UNESCO em 1999. Esta comemoração teve início em 1999 com o objectivo de estimular a promoção e a divulgação da poesia.
A minha singela contribuição aqui fica:

Fazer poesia

Noite adentro
olhos em brasa, rasos de água
a fazer poesia.
Verso a verso, como notas de música
numa esquecida melodia,
noite adentro a fazer poesia.
Já o hálito sabe a álcool
o cinzeiro transborda de beatas
e uma velha canção na boca
companhia na solidão,
noite adentro
preso no amor e na magia
noite adentro a fazer poesia.
Versos sem rima, sem luz,
versos de amor, de vida e de morte.
Versos e versos,
escape de uma vida sem alegria
noite adentro a fazer poesia.
Se morrer esta noite de pena na mão
quero ser enterrado bem no fundo do mar
em paz e melancolia.
Pois, aí mesmo, em profunda apatia
estarei noite adentro a fazer poesia.

Vítor Tomás

E após esta introdução, vamos à temática habitual. Ao que parece a Comissão de inquérito ao Envelope 9 já tem resultados e mais uma vez a montanha pariu um rato. Os culpados foi a Portugal Telecom e claro está o 24horas.

Nos últimos tempos temos assistido à tragédia do litoral português, tragédia essa que já "obrigou" Marques Mendes a deslocar-se às zonas em risco e a tecer mais alguns comentários demagógicos como é seu hábito.
Esta problemática não é só culpa do Governo e do INAG. Isto que está a acontecer é culpa de todos. Em primeiro culpa das pessoas que acham muito in ter as casas situadas em arribas, em cima das dunas, quase em pleno areal, se bem que o local mais indicado seria no sítio da rebentação..., saliente-se entretanto que muitas dessas casas são clandestinas.
O que digo das casas digo dos estabelecimentos comerciais (restaurantes e bares especialmente), porque estes se puderem ter uma varanda em cima do mar, não perdoam.
De seguida as culpas vão para todos os que a coberto não sei de quê passaram licenças de construção e alvarás de comércio às casa e estabelecimentos que referi anteriormente.
Claro que o Governo é culpado, este e todos os que o antecederam, porque ainda não teve a coragem de mandar deitar por terra esses empreendimentos construídos à margem da lei e da segurança.
Mas vamos ao caso do parque do Clube de Campismo de Lisboa. Eu percebo que é maravilhoso estar tão próximo do mar, aliás no site http://www.clubecampismolisboa.pt/, se formos a Costa da Caparica e analisarmos a sinalética vamos verificar que a gravura que representa o mar tem a indicação de 20 metros.
Resumindo: o alarido é grande, mas os culpados são todos e é importante não esquecer: o mar vem sempre buscar aquilo que lhe roubaram.

Sem comentários:

a isto chama-se comprar votos e ter a felicidade de imprimir papel moeda sempre que é necessário. sabia-se que a carreira de Fernando Araúj...