sexta-feira, 30 de maio de 2008

Ontem assistimos a uma página negra do parlamentarismo português. A troca de insultos entre Sócrates e Louçã não foi bonito para nenhum deles. E mesmo que a razão possa estar do seu lado, Sócrates deve ser mais comedido nas palavras.
Por outro lado Louçã, membro ilustre da esquerda moderna (tipo esquerda do caviar) mas que no fundo nunca abandonou a velha matriz trotzquista, deve habituar-se a fazer ataques cara a cara, por forma a que os visados possam defender-se, caso contrário passará a ser conhecido pelo bate e foge, o que convenhamos não é muito bonito.

Ainda relativamente ao Bloco e a Louçã, gostaria de saber se Alegre, um dos uivadores, ainda está disponível para estar ao lado de Louçã no comício da esquerda (que mais não é do que um esquema bem delineado do BE).

Começou hoje a greve dos pescadores. Tenho pena que as coisas tenham chegado a este ponto, mas também afirmo que gostaria de ter visto estes mesmos homens a fazer uma greve contra os intermediários que são o verdadeiro cancro do sistema. Esses mesmos intermediários que sem trabalho nenhum ficam com a fatia de leão deste negócio. Mas claro, isto sou eu a dizer...

Valha-nos isso. Quem tem crédito à habitação vai passar a sentir uma melhoria nas prestações mensais que paga ao banco a partir de Julho. Isto fica a dever-se à entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 88/2008 que obriga a que a contagem de juros seja feita a 360 dias, quer sejam juros de depósitos, quer sejam de empréstimos.
À primeira vista esta pode parecer uma alteração de pouca monta, mas na realidade e se olharmos para a simulação elaborada pela Proteste podemos verificar que num empréstimo de 150 mil euros, a 30 anos, utilizando a média de Euribor a seis meses de Abril passado, a 365 dias, implica uma mensalidade de 857,53 euros. O mesmo empréstimo, mas com a Euribor a 360 dias, implica uma prestação mensal de 851,21 euro. Ou seja, há uma diferença mensal de 6,32 euros, que num ano é de 75,84 euros. A manter-se a situação por um prazo de 30 anos, implica uma poupança de 2275 euros.

O artigo de opinião de Menezes no DN de hoje é interessante.

Sem comentários:

Cavaco pede para este aquilo que não permitiu para os anteriores... a história fará a justeza de o ignorar quando a morte vence é sinal da ...