terça-feira, 26 de dezembro de 2006

"Soul brother number one". Este era um dos muitos nomes que definiam James Joseph Brown Jr., nascido em Barnwell, Carolina do Sul, EUA, 3 de Maio de 1933
James Brown foi um cantor, compositor e produtor musical negro norte-americano reconhecido como uma das figuras mais influentes do século XX na música. Letrista de mão cheia e produtor musical, foi o principal impulsionador da evolução do gospel e do rhythm and blues para o soul e o funk, sendo a invenção deste último género atribuída a ele.
Igualmente deixou a sua marca noutros géneros musicais, incluindo rock, jazz, reggae, disco, no hip-hop e na música dançante e electrónica em geral.
Foi abandonado aos 4 anos pelos seus pais e deixado aos cuidados de parentes e amigos. Cresceu nas ruas de Augusta (Geórgia), onde cantava e dançava para pagar o quarto que ocupava num bordel.
Com 16 anos foi condenado, por roubar carros, a três anos num reformatório.
Durante os anos 60, lançou canções tais como "Papa's Got a Brand New Bag", "I Got You (I Feel Good)", "Get Up (I Feel Like Being a Sex Machine)" e "I'm Black and I'm Proud".
Em 1988, foi condenado a seis anos por posse de drogas e armas.
A sua carreira de músico profissional teve início em 1953, tendo atingindo a fama no fim da década de 1950 e início da de 1960, graças à força das suas actuações ao vivo e a uma sequência de grandes sucessos.
Apesar de numerosos problemas pessoais e alguns insucessos, continuou a produzir sucessos nas duas décadas seguintes. Nas décadas de 1960 e 1970, Brown era uma presença em assuntos políticos norte-americanos, especialmente no activismo a favor dos negros e dos pobres.
Morreu aos 73 anos em 25 de Dezembro de 2006, em Atlanta, Geógia, EUA, após internamento motivado por uma severa pneumonia.
Quem quiser saber mais poderá passar pela sua página oficial.

Sem comentários:

não sei porquê (ou até sei) mas parece que é preciso ajudar Marcelo a terminar o mandato com dignidade