sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Hoje é educação. Uma portaria publicada hoje em Diário da República determina que deixa de ser obrigatória, a partir do ano lectivo 2010/2011, a compra de manuais escolares para algumas disciplinas, como Educação Musical ou Educação Física.
A portaria 42/2008 define ainda que a partir dessa data não serão adoptados manuais escolares nas seguintes áreas curriculares e disciplinas: Expressões Artístisticas e Físico-Motoras do 1º ciclo do ensino básico; áreas curriculares não disciplinares dos 1º,2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário; Educação Física, Educação Musical e Educação Visual e Tecnológica do 2º ciclo do ensino básico; Educação Física e Educação Artística do 3º ciclo do ensino básico e Educação Física do ensino secundário. Consequentemente, a aquisição do manuais escolares para estas disciplinas deixa de ser obrigatória.
Só lamento que a medida só comece em 2010/11 e não no próximo ano.

Mas a educação tem mais novidades. O Ministério da Educação vai reforçar o ensino da Língua Portuguesa e da Matemática no segundo e terceiro ciclos do básico, admitindo mesmo vir a aumentar a carga horária das duas disciplinas, isto segundo Jorge Pedreira, secretário de Estado adjunto da ministra da Educação.
Ora aí está uma excelente notícia. Eu sempre disse que a Língua Portuguesa era a pedra de base.

No passado dia sete, Zita Seabra disse que «a liberdade e a democracia estão em perigo».
Claro que esta senhora pode dizer o que quiser, inclusivamente que nunca foi do PCP e que nunca alinhou no golpe do 25 de Novembro, até porque a tal democracia e liberdade que para ela estão em perigo, existem mesmo e permitem que se diga tudo, até burrices.
Mas voltemos ao que está em perigo. Diz a senhora que é a liberdade e a democracia. Tem toda a razão e lamento só hoje poder perceber.
Mais, estou inteiramente solidário consigo.
Depois de saber o que se passou na reunião da bancada do PSD eu vou até mais longe: elas não estão em perigo, elas na verdade não existem. Que o digam Aguiar Branco e António Preto. Agora curioso é ser Rui Gomes da Silva, homem de mão de Santana Lopes, a fazer a ameaça aos críticos da liderança. É que não sei se estão recordados, mas foi esta mesma personagem que durante o governo de Santana Lopes, arranjou aaquela encrenca que motivou a saida de Marcelo da TVI.

Sem comentários:

não sei porquê (ou até sei) mas parece que é preciso ajudar Marcelo a terminar o mandato com dignidade