sábado, 26 de janeiro de 2008

Ultimamente a saúde tem estado na berlinda. Até o Bastonário da Ordem dos Médicos veio tecer loas ao vento acusando a política de saúde do Governo e o ministro por tudo o que está a acontecer.
Claro que todos aqueles que necessitaram de prestação de cuidados de saúde quer em centros de saúde, quer em hospitais têm queixas. É normal.
Também é verdade que se existem queixas e lamentos carregados de razão, da mesma forma existem queixas e lamúrias sem razão e estas queixas só existem porque a saúde ou antes a falta dela determina um estado de sofrimento e de ansiedade que muitas vezes não se coadunam com a razão.
Mas tirando isto, gostaria de deixar aqui alguns casos:
- Homem tinha 79 anos e recorreu ao hospital de Vila Real com dores de barriga, gripe e fraqueza. Deram-lhe alta de madrugada. Taxista encontrou-o numa maca sem roupa e teve de lhe arranjar algo para vestir. No dia seguinte voltou ao hospital, onde faleceu. Foi o Governo, foi o ministro?
- Médica diagnostica aborto a grávida e Durante sete semanas a mulher pensou que tinha perdido o bebé. A culpa é de quem?!
Claro que o Governo não é nenhuma dama virgem nesta questão. Tem sobre si muitos erros, como outros governos anteriores tiveram. Mas tem de haver seriedade nas análises e isso não tem acontecido, nem mesmo por parte do Bastonário.

Fico à espera de ver Manuel Alegre criar um novo partido. Não consigo imaginar quem foi a alminha que o possa ter comparado com Fernando Savater.

Sem comentários:

e os rapazinhos querem o 25 de novembro...  pois se me é permitido (e o 25 de Abril deu-me essa liberdade) eu acrescento o 28 de setembro e ...